- O trabalho infantil de crianças menores de 16 anos é proscrito pela sua empresa. O aprendizado poderá ser considerado desde que de acordo com a legislação vigente (em locais que não prejudiquem sua formação, seu desenvolvimento físico, psíquico, moral e social e em horário e locais que permitam a frequência à escola)..
Como ter ações
sustentáveis.
Aderir ações sustentáveis na sua empresa é uma escolha voluntária, porém de alta importância.
O modelo triple bottom line, desenvolvido por John Elkington, enfatiza a necessidade de uma gestão para obter resultados econômicos, sociais e ambientais positivos. Ou seja, a conservação de um modelo de desenvolvimento sustentável se dá por 3 pilares.

As dicas de sustentabilidade são baseadas no Certificado IAS (Índice de Ações Sustentáveis) da Openbox.ai. O Certificado visa atestar pequenas e médias empresas que agem de forma sustentável no seu dia a dia. Empresas certificadas têm crédito mais barato com a Openbox.ai. Para entender mais nosso modelo leia o regulamento completo IAS (Índice de Ações Sustentáveis).
Saiba mais1. Critérios de pré-requisito
- O trabalho forçado é proscrito pela sua empresa.
- A discriminação por sexo e preferência sexual, raça, cor, religião, nacionalidade e posição política é proscrita pela sua empresa (seja na seleção e recrutamento, nas promoções, nos processos de demissão).
2. Critérios Ambientais
- Captar águas superficiais e/ou subterrâneas conforme outorga emitida pelo órgão ambiental competente.
- Proteger perímetros das fontes primárias de água assim como as margens de riachos e rios e/ou essas áreas são e/ou estão sendo reflorestadas com espécies nativas quando tiverem sofrido processos de desmatamento.
- Implementar um plano de metas de redução ou eliminação do uso de papel branqueado e sua substituição por papel reciclado e/ou não branqueado.
- Implementar um programa próprio de neutralização de suas emissões de gases de efeito estufa ou participar de programas mantidos por entidades especializadas com essa finalidade.
- No caso de uma empresa agrícola, implementar um plano de conversão da agricultura convencional utilizadora de pesticidas e adubos de síntese química para a agricultura orgânica, na qual o uso desses produtos é proibido.
- Implementar uma política que visa limitar e substituir o uso de produtos convencionais de limpeza e desinfecção de equipamentos e utensílios e instalações por produtos biodegradáveis, seja na própria empresa seja no domicílio dos trabalhadores da mesma em regime de “trabalho remoto”.
- Quando possível, utilizar materiais renováveis, passíveis de reciclagem, de valorização energética ou compostagem nas embalagens primárias e secundárias.
- Sempre que possível, evitar a utilização de embalagens à base de PVC (cloreto de polivinil), poliestireno expandido, e os denominados “plásticos bio fragmentáveis”, seja para acondicionamento de produtos fabricados pela própria empresa, seja na aquisição de brindes e presentes destinados a clientes e funcionários.
- Nas aplicações sobre rótulos e embalagens, utilizar pigmentos naturais em detrimento de tintas sintéticas e, na impossibilidade, dar preferência a tintas menos tóxicas.
- Implementar um plano de metas de substituição de embalagens primárias e secundárias por embalagens passíveis de reciclagem, valorização energética ou compostagem. Ex: substituição de sacolas pláticas por sacolas de pano.
- Utilizar um tipo de transporte de menor impacto ambiental,sempre que disponível, devido ao menor consumo relativo de combustível. Ex: utilizar a modalidade de entregas via bicicletas e incetivar funcionários a fazer o uso de meios de transporte que dimínua o impacto ambiental.
- Fazer o transporte de produtos potencialmente perigosos para a saúde humana e para o ambiente conforme a legislação vigente, com todos os cuidados para evitar contaminações acidentais.
- Implementar uma política de triagem para separação dos diferentes materiais descartados, seja nos locais da própria empresa seja no ambiente dos trabalhadores da mesma em regime de “trabalho remoto”.
- Dar a destinação adequada, comprovadamente, aos resíduos sólidos triados. Ex: cooperativas, associações ou empresas recicladoras ou que utilizam os mesmos como fonte de energia, entidades que realizam a compostagem.
- Implementar um plano de metas de redução do volume de resíduos sólidos, seja nos locais da própria empresa seja nos ambientes dos trabalhadores da mesma em regime de “trabalho remoto”.
- Implementar sistemas de tratamento de efluentes adequados à situação local e que atendem a legislação vigente.
- Implementar uma política que visa racionalizar o consumo e evitar desperdícios de enegia, seja nos locais da própria empresa, ou seja com planos de redução da estrutura física empresarial ao se adotar o trabalho remoto.
- Implementar um plano de metas de redução do consumo de energia e/ou busca de fontes alternativas de energia. Ex: placas ou telhas solares.
- Implementar uma gestão da água visando racionalizar o consumo e evitar desperdícios, seja nos locais da própria empresa seja nos ambientes dos trabalhadores em regime de “trabalho remoto.
- Implementar um plano de reaproveitamento e/ou captação de águas da chuva, quando tecnicamente viável.
3. Critérios Sociais
- Gerar postos de emprego em localidades atingidas pelo desemprego e com a maioria destinada para a população local atenuando o eventual desemprego que atinge essas pessoas.
- Aplicar programas de estímulo à recuperação do material reciclável, com sentido de auxiliar as pessoas e comunidades dedicadas a essa tarefa. Ex: instalação de coletores especiais.
- Respeitar a liberdade de sindicalização para trabalhadores assalariados, assim como a liberdade de associação para trabalhadores autônomos em relação com a sua empresa.
- Realizar ações com o objetivo de apoiar a formação, o lazer e a proteção das crianças e/ou de adolescentes, incluindo programas para jovens aprendizes. Ex: programa “Pescar”.
- Criar postos de trabalho para a inclusão de trabalhadores com necessidades especiais ou fisicamente desfavorecidos, de acordo com a legislação vigente.
- Realizar ações para estimular a participação de mulheres trabalhadoras e pessoas consideradas da 'melhor idade' (60+) em cargos de liderança e/ou gestão da sua empresa.
- Respeitar a jornada de trabalho de acordo com a legislação vigente, no caso de trabalhadores assalariados.
- Ter as relações de trabalho e/ou de trocas comerciais claramente estabelecidas em contratos redigidos em linguagem clara, com objetivos, responsabilidades e compromissos definidos, duração, condições de resilição.
- Certificar-se de que os preços pagos por matérias primas ou produtos adquiridos de terceiros são iguais ou superiores a média dos preços observados na região para produtos similares.
- No caso de trabalhadores assalariados, uma política de participação desses trabalhadores nos resultados da empresa é implementada
- Implementar uma política de participação nos resultados da empresa, no caso de trabalhadores assalariados ou não.
- Garantir que os trabalhadores têm acesso a água potável e a instalações sanitárias, em intervalos e tempos adequados.
- Garantir que as pessoas que manipulam produtos ou equipamentos perigosos são treinadas e utilizam meios de proteção adequados (EPIs).
- Fornecer uma alimentação que cumpra requisitos básicos de qualidade, higiene e segurança fornecida aos trabalhadores, quando for o caso. Caso não seja fornecida pela empresa, pagar um “vale alimentação” que possibilite uma alimentação saudável do trabalhador.
- Fornecer um sistema mínimo de prevenção e de segurança que cubra os riscos de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
- Garantir a disponibilidade de equipamentos ou posto de primeiros socorros nos locais de produção, e pessoal formado quanto a segurança e primeiros socorros, de acordo com a legislação vigente.
- Garantir que as jornadas de formação dos trabalhadores são asseguradas pela empresa, visando que os mesmos possam bem desempenhar suas tarefas.
4. Critérios de Solidariedade Econômica
- Apoiar de forma efetiva as iniciativas dos trabalhadores em ações que objetivam incrementar a economia das famílias. Ex: programa educacional extendido aos familiares.
- Implementar um fundo social mantido por no mínimo 5% do resultado líquido da empresa, com objetivo de melhorar as condições dos trabalhadores e/ou das comunidades envolvidas. E também permitir que os objetivos do fundo e ações sejam decididos tendo em conta também a opinião dos beneficiários.
5. Critérios de Proteção ao Consumidor
- Fazer uma exportação, quando for o caso, que não fragiliza o atendimento das populações locais.
- Utilizar conservantes naturais nas matérias primas e/ou produtos finais, sempre que disponíveis.
- Garantir que a rotulagem compreenda, além das informações exigidas pela legislação vigente, o selo de responsabilidade socioambiental conforme com a carta gráfica fornecida pela Openbox.ai (no caso uma empresa certificada pelo IAS Openbox.ai).
- Garantir que a colocação do selo sobre o produto ou documentos seja feita sobre produtos e/ou serviços inspecionados e cuja conformidade foi verificada pela Ecocert Brasil (no caso uma empresa certificada pelo IAS Openbox.ai).
- Publicar anualmente um relatório sucinto de suas atividades relacionadas com o cumprimento de compromissos socioambientais.
- Garantir que, além das menções obrigatórias, a rotulagem dos seus produtos compreende também uma informação relativa a cadeia produtiva e/ou menção direcionando a um website correspondente, onde uma descrição mínima da cadeia produtiva é comunicada ao consumidor.
- Implementar e manter um programa de visitas para consumidores aos locais de produção, (política de aproximação e transparência produtor / consumidor).
6. Critérios de Comprometimento com a Empresa
- Realizar ações para garantir o pleno conhecimento por parte dos empregados e dirigentes da empresa sobre as ações sustentáveis realizadas (ou do referencial IAS Openbox.ai, quando for o caso), expresso em termo de compromisso e respeito ao mesmo.
- Implementar os registros necessários de modo assegurar a rastreabilidade dos produtos e/ou serviços da sua empresa.
- Implementar um plano de melhorias relacionadas as ações sustentáveis já realizadas (ou com os critérios do referencial IAS Openbox.ai, quando for o caso), mediante um calendário de execução de sua própria conveniência.